segunda-feira, 6 de junho de 2011

A arte de pedir desculpas !

Vocês sabiam que na África do Sul quando acabou o regime do Apartheid o presidente Nelson Mandela instituiu tribunais onde os negros e os brancos ficavam frente à comunidade e então relatavam sua indignação e após isso faziam o pedido de desculpas. Graças a isso a dignidade de muita gente foi restituída e o país foi salvo de uma guerra civil prolongada !



Quem nunca errou que atire a primeira pedra certo ?!

Errar é humano , persistir no erro é burrice e não assumir o erro é o que ?! Pra mim é ignorância ! Pedir desculpas é divino !

Nossa mas olha só quem tá falando ?! Quem pensa que me conhece pode pensar assim, mas que me conhece de verdade, sabe que pode demorar um pouquinho mas eu SEMPRE peço desculpas após ter feito algo errado, ter magoado alguém ou coisa do gênero !

Eu realmente gosto de quem pede desculpas, não gosto quando ficam pedindo desculpas de 5 em 5 minutos, ou quem pede desculpas como algum tipo de estratégia !

Quem se arrepende de verdade vai atrás e faz o que for preciso para pedir desculpas, liga, manda msg, fala no msn, facebook, ou até mesmo manda uma telemensagem (OK. isso não existe mais né?! Mas eu já me desculpei por mensagens enviadas por telefone =D ). E não acho isso vergonhoso, muito pelo contrário acho é digno ! Você assumir o próprio erro, ir atrás e falar " Eu errei, me desculpa" , ou seja lá a forma que você pedir !

Já pararam para pensar que muitas vezes podemos perder quem gostamos pelo simples fato do ORGULHO falar mais alto? Pois as vezes achamos que justamente por essa pessoa gostar tanto de nós deveriam entender que era apenas uma brincadeira, um dia ruim, uma noite com muita bebida...mas sabem de uma coisa...o outro NÃO TEM obrigação nenhuma de entender , ninguém é obrigado a atender nossas vontades, entender os erros ou coisas do tipo. As pessoas se magoam SIM , as vezes pode não ser nada para você, mas pode ser sim algo para ela. E um erro sem desculpas pode se tornar em uma quebra de confiança...e ai sim caro amigo(a) o buraco fica mais embaixo, porque pra mim confiança uma vez quebrada não volta a ser a mesma nunca ! Por isso eu sei em quem eu confio ... e posso dizer que conto nos dedos das mãos ( talvez nos dedos de UMA mão ! ).

Mas eu sei que pedir desculpas não é nada fácil, porque também não basta pedir desculpas da boca para fora... desculpas é algo q tem que vir do coração, com vontade mesmo, você tem que saber que está errado e por isso está ali pedindo desculpas . E para isso é necessário uma auto análise, é preciso conhecer-se e entender que pedir desculpas não é humilhação é admitir que somos seres humanos e erramos e que SIM, o outro importa !

Como eu citei ali em cima, as vezes eu demoro, mas eu sempre peço desculpas ! Pois as vezes é preciso o tempo... não importa quanto tempo se seu arrependimento é do coração, é verdadeiro as desculpas sempre serão válidas !

Pedir desculpas faz bem para quem ouve e para quem fala ! Tira aquele peso da consciência ! Pode ser um recomeço de algo ! E não tem nenhuma consequência !

Aí vem do outro querer perdoar ou não.... mas isso é assunto para outro post... " A arte de perdoar" que eu ainda não estou pronta para escrever , porque nessa arte do perdão eu ainda não sou muito boa não !!!

Pense nisso, e desculpe-se hoje mesmo com alguém que você tenha feito algo de errado =D

Beijinhos Ká !

Nenhum comentário:

Postar um comentário